TIPOS DE INVESTIMENTOS
Renda Fixa
São investimentos que oferecem uma taxa de retorno fixa, como títulos públicos, CDBs, LCIs e LCAs. Geralmente são considerados mais seguros do que investimentos em renda variável.
Fundos de Investimento
São pools de dinheiro gerenciados por um gestor profissional. Existem diferentes tipos de fundos, como fundos de ações, fundos imobiliários, fundos multimercado, entre outros.
Tesouro Direto
São títulos públicos emitidos pelo governo federal. São considerados investimentos de renda fixa e podem ser uma boa opção para investidores conservadores.
Imóveis
Investir em imóveis envolve comprar propriedades com o objetivo de obter renda com aluguéis e/ou ganhos de capital com a valorização do imóvel.
Investimentos Alternativos
Incluem investimentos como commodities, moedas estrangeiras, criptomoedas, arte, entre outros.
​
Podem ser mais arriscados, mas também oferecem potencial de retorno mais alto.
Previdência Privada
É uma forma de poupança de longo prazo que oferece benefícios fiscais. Existem dois tipos principais: PGBL e VGBL.
ETFs (Exchange-Traded Funds)
São fundos de investimento negociados na bolsa de valores, que acompanham um índice de referência. Oferecem diversificação e liquidez, como ações, mas com menor risco.
Derivativos
Incluem opções, futuros e contratos a termo, que permitem aos investidores especular sobre o preço futuro de um ativo.
Metais Preciosos
Investimentos em ouro, prata e outros metais preciosos podem ser uma proteção contra a inflação e a volatilidade do mercado.
​Crowdfunding Imobiliário
Plataformas online que permitem que investidores invistam em projetos imobiliários compartilhando os custos e os lucros.
Investimentos Sociais e Ambientais
Investimentos que visam gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, como investimentos de impacto e green bonds.
Ações
Investir em ações significa comprar parte de uma empresa. Os investidores esperam obter lucro com a valorização das ações e/ou com o recebimento de dividendos.